Poluição dos solos
Os solos são facilmente poluíveis, na medida em que estão sujeitos a uma acção mais imediata por parte do homem. Para se alimentar, o Homem derruba florestas, esgota os solos com agriculturas e pastagens intensivas, deixando-os desprotegidos e sujeitos à acção da erosão. Fertilizantes, pesticidas, lixo, substâncias radioactivas e tantos outros poluentes sao factores contaminantes do solo.
Principais contaminantes do solo
O solo actua frequentemente como um "filtro", tendo a capacidade de depuração e imobilizando grande parte das impurezas nele depositadas. No entanto, essa capacidade é limitada, podendo ocorrer alteração da qualidade do solo, devido ao efeito cumulativo da deposição de poluentes.
Os principais contaminantes são:
Os resíduos sólidos provenientes dos centros urbanos (Lixos domésticos) e dos esgotos.
O problema da poluição pode acentuar-se quando estes resíduos são depositados de forma inadequada, ou seja, sem qualquer controlo (ex.: Aterros sanitários). Ignorando assim as repercussões a nível ambiental.
· O uso excessivo e descontrolado de pesticidas e fertilizantes na actividade agrícola, que alem de poluir os solos acabam por poluir os lençóis freáticos.
· A actividade industrial. Esta contribui a larga escala para a poluição dos solos, da água e da atmosfera, com a produção de resíduos perigosos do tipo radioactivo entre outros.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial