quarta-feira, junho 06, 2007

A actividade enzimática das fermentações é essencial na produção de alimentos e de vários produtos utilizados no nosso dia a dia.


Apesar de já utilizar a técnica da fermentação a vários milhares de anos só no decorrer do último século é que o homem compreendeu os processos bioquímicos da fermentação para a produção de determinados alimentos.
Através da fermentação é possível obter produtos alimentares como o queijo, o vinho, a cerveja, o vinagre e o pão entre outros...mas é também possível obter antibióticos, álcool industrial derivados do leite, produtos de panificação diversificados etc.

Os produtos finais da fermentação dependem do tipo de fermentação usado para a sua produção. Existem diferentes tipos de fermentações;

Fermentação alcoólica: realizada por leveduras em que a glicose é transformada em etanol. É a base para a produção de bebidas alcoólicas (vinho, cerveja, whisky…) e na produção de pão.

Fermentação láctica: realizada por certos fungos e bactérias ocorrendo produção de acido láctico. É utilizada para a produção de iogurtes e queijos.


Fermentação acética: não é uma fermentação propriamente dita. É uma oxidação do etanol para dar origem a acido acético. É utilizada para a produção de vinagre.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial