Alergias
O que são alergias?
Chama-se alergia a uma sensibilidade anormal do organismo a algo que se come, inala ou se contacta, e que se pode manifestar por diversos sintomas e sinais. Normalmente o sistema imunitário, que serve para o organismo detectar e combater as substâncias ou microorganismos como bactérias ou vírus que podem ser perigosos, consegue distinguir entre aquilo que lhe é prejudicial e o que é inofensivo ou até útil e portanto não necessita ser combatido.
Nas pessoas que sofrem de alergias o sistema imunitário pode por vezes "enganar-se" e lançar um ataque a uma substância perfeitamente inofensiva como por exemplo pólen, pêlos de animais, certos alimentos ou medicamentos.
Embora muitas alergias não passem apenas de manifestações mais ou menos incómodas, podem por vezes, no entanto, tornar-se potencialmente perigosas para a saúde e necessitar de vigilância e tratamento rigorosos.
Basicamente uma reacção alérgica é o que acontece quando o sistema imunitário desenvolve uma defesa contra aquilo que julga ser um invasor hostil para o organismo. Primeiramente existe uma fase chamada sensibilização em que a pessoa é exposta ao alergeno (substância que provoca a alergia), e durante a qual são produzidos os anticorpos - substância químicas formadas em certos tipos de glóbulos brancos do sangue - e cuja principal função é combater a infecção e outros invasores do corpo. Nas situações de alergias o que acontece é que são fabricados anticorpos que vão combater substâncias inofensivas como um dado alimento, medicamento ou mesmo bactéria.
O nosso organismo produz cinco diferentes classes de anticorpos ou imunoglobulinas: IgA, IgM, IgG, IgD e IgE, cada uma destinada a determinado tipo de funções. As implicadas na reacção alérgica são as IgE que se ligam aos alergenos e a dois tipos de células, os mastócitos (que se encontram no nariz, pele, pulmões e zona gastro-intestinal) e os basófilos (circulando maioritariamente no sangue). Existem também outras células, os eosinófilos, que sendo atraídos para a zona afectada reforçam a reacção alérgica causando inflamação e inchaço.
São estas células, estimuladas pelas imunoglobulinas, que libertam uma série de produtos mediadores que vão causar o prurido, espirros, corrimento nasal, e os outros sintomas das alergias. Entre esses mediadores o mais conhecido é a histamina. Geralmente os sintomas vão-se localizar na zona por onde o alergeno fez a sua entrada. Nos pulmões se for aspirado, na pele se for por contacto directo, nos intestinos se for ingerido um alimento a que se é alérgico.
1 Comentários:
ola alexis. nem imaginas o quanto fiquei exclarecida sobre alergias graças á tua postagem. bjs e continua sempre assim.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial