sexta-feira, junho 08, 2007

Poluição atmosferica




A poluição atmosférica resulta da emissão crescente de gases poluentes, provocam uma degradação dos ecossistemas devido aos depósitos de azoto e substâncias ácidas, não respeita fronteiras, por isso se trata de um problema local e transfronteiriço. Este tipo de poluição pode dar origem ao efeito estufa, alterações climatéricas, diminuição da qualidade do ar, problemas de saúde nos seres vivos como diversas doenças respiratórias, diversos tipos de cancros, etc.

As principais fontes de poluição atmosférica são, mais uma vez, causadas pela actividade do Homem. A ctividade industrial é a principal contribuinte para a poluição da atmosfera libertando diversos gases toxicos que contribuem para o efeito de estufa, as chuvas acidas e a destruição da camada do ozono. Os meios de transporte utilizados pelo homem e os gases toxicos libertados na lixeiras são outras fontes poluidoras poluidoras da atmosfera.

portanto entre as mais graves consequências da poluição atmosférica temos:




O “efeito estufa”

O aumento de dióxido de carbono na atmosfera, resultante das combustões de produtos ricos em carbono em centrais eléctricas e no aquecimento doméstico, provoca o aumento da temperatura da atmosfera uma vez que retém o calor e impede que este se expanda para o espaço.
Consequências: aquecimento global da Terra, alterações no clima e a subida do nível do mar.






As “chuvas ácidas”

O dióxido de enxofre, resultante das combustões em centrais eléctricas e dos gases emitidos pelos escapes dos veículos motorizados, quando se dissolve na água presente na atmosfera forma gotículas de ácido sulfúrico. Quando chove, estas substâncias são transportadas para a superfície terrestre.
Consequências: doenças respiratórias graves, destruição de florestas, corrosão de materiais, alteração das características naturais do solo e da água, podendo levar à morte alguns seres vivos.






A diminuição da camada de ozono

O ozono constitui uma barreira protectora das radiações nocivas do Sol (radiações ultravioleta) e protege a vida na Terra.
A diminuição da camada de ozono deve-se fundamentalmente à libertação de CFC, um composto químico utilizado nos refrigeradores dos frigoríficos e arcas frigoríficas, aparelhos de ar condicionado e aerossóis.
Consequências: problemas respiratórios, queimaduras, cancro de pele. Se sofrer danos é posta em causa a sobrevivência da vida na Terra.

1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Prabens! Tem um blog muito interessante e útil para aqueles que precisam de tal informação.

6:37 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial